quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Search Engines

As ferramentas de busca nos dias de hoje tem sido a aplicacao mais usadas na internet, superando ate mesmo o velho email. Pode reparar no seus proprios habitos online: quantas vezes voce acessa seu email por dia e quantas vezes voce abre o Google para procurar uma receita, site, explicacao sobre alguma coisa, previsao do tempo, noticias, etc. Sem duvida, as ferramentas de busaca online sao extremamente necessarias quando se navega na internet. Elas indexam o conteudo das paginas na internet e em fracoes de segundos podem disponibilizar milhoes de paginas relacionadas com o termo buscado pelo usuario.

Para ilustrar o o crescimento e a importancia destas destas empresas, vamos usar expemplos concretos. Ha 6 anos, quando se falava em empresa de IT, qual o primeiro nome que nos vinha a cabeca? A grande maioria com certza deve responder Microsoft. E hoje? Bom, se voce nao respondeu Google voce faz parte da imensa minoria. Esse crescimento gigantesco do Google pode ser comprovado na tentativa desesperada da Microsoft em tentar comprar a Yahoo! para poder ter uma maior competitividade. Mas agora vem a pergunta crucial: a Microsoft eh uma empresa gigantesca que desenvolve e comercializa (basicamente) programas de computador (o bom e velho Windows). E o Google? O que produz? Como pode uma companhia valer tanto dinheiro se voce jamais pagou para utilizar seus servicos? Busca, email, blog, mapas, etc - tudo eh oferecido gratuitamente para os usuarios da internet. Entao, de volta a pergunta - de onde vem o capital da empresa?

A importancia da resposta esta diretamente relacionada com o topico deste blog: e-privacy. O que o Google vende? resposta: VOCE! Como assim? Vamos entender como isso tudo funciona por partes:

1- O maior produto vendido pelo Google sao os 'target advertising' (anuncios personalizados). Quando voce navega pelas paginas da internet voce pode notar que inumeros anuncios sao mostrados na tela das paginas que voce visita. Se voces comecarem a reparar, estas propagandas estao relacionadas com as suas preferencias. Se voce eh homem, provavelmente jamais recebeu uma propaganda sobre maquiagem, ou coisa assim. E porque? porque as empresas de propaganda online trabalham com suas preferencias para oferecer um produto em que voce pode estar interessado. Isso eh bom? Talvez! Eh como voces assistirem televisao e nos intervalos ver apenas comerciais sobre coisas que lhe atraem, feitos especialmente pra voce. Voce nao precisa perder tempo assistindo ao comercial do remedio pra fungos nos pes, ou do iogurte que faz ir ao banheiro se voce nao tem estes problemas. Mas eh claro, ha o lado ruim da coisa.

e o que o Google tem a ver com isso?

2- Toda vez que um usuario busca por uma palavra no Google, o site grava alguma informacao sobre voce (isso sera melhor detalhado quando falarmos sobre Search Logs adiante). Atraves do uso de cookies, o site sabe que voce eh o mesmo usuario que visitou aquela pagina anteriormente. Ele nao sabe a sua identidade, mas sabe que voce eh o numero xxxxxx. Assim, ele grava que o numero xxxxx buscou pelas palavras: "carro importado" "acessorios pra carro" "citroen C4 esportivo" "carros velozes". Pronto! Para o Google o usuario xxxxx eh interessado em caros caros, esportivos e velozes. Assim este usuario ira receber propaganda sobre este tipo de carros porque ha uma grande chance de ele adquirir este tipo de produto, ou no minimo clicar na propaganda para conferir o produto. Isso no entando nao se limita a busca na internet, mas tambem se extende aos videos que voce assiste no youtube, suas preferecinas no Orkut, e varios outros sites adquiridos pelo Google.

3- A maioria dos anuncios vendidos pelo Google sao do tipo "pay per click". Ou seja, a empresa paga ao Google pela propaganda de acordo com o numero de internautas que clicaram no link do anunciante. Assim, quanto maior a chance do usuario clicar no anuncio, maior o lucro do Google. Se voces repararem, em quase todas as paginas da internet visitadas voces verao escrito em algum lugar "ads by Google". Isso significa que embora voce esteja acessando o site da Folha de Sao Paulo, os anuncios ali sao fornecidos pelo Google de acordo com suas consultas nas paginas ligadas a empresa. Mais uma vez, atraves dos cookies, quando voce acessa a Folha, o site sabe que voce eh o numero xxxxx e que gosta de carros esportivos. Assim, mesmo naquele site os anuncios serao sobre carros.

Com uma fatia do mercado mundial de buscas de aproximadamente 80%, Google sabe o que os internautas do mundo todo estao interessados. Assim, tambem domina o mercado de anuncios online (extremamente lucrativos). Em outras palvras, imaginem o Google como um oraculo. Voce quer vender um produto Y, entao vai e pergunta ao oraculo: quem estaria interessado? O oraculo lhe fornece (a um preco razoavel) uma lista das pessoas ao redor do mundo que seriam potenciais compradores para este produto. Assim, todos vivem felizes para sempre: o anunciante, o comprador e, claro, o bem remunerado oraculo.

Entao isso parece um bom negocio para todos, certo? Nao! Nao exatamente. O que esta em jogo aqui eh a privacidade do usuario.

Mas o que isso tem a ver com privacidade?

Agora que voces sabem (se ainda nao sabiam) como as empresas de ferramentas de busca obtem seus lucros, a privacidade fica para o proximo post.

Nenhum comentário: