quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Profiling

Profiling eh um termo que pelo menos por hora nao encontrei traducao em portugues. Nao que o termo nao possa ser traduzido, mas Profiling tem sido usado no Brasil pra descrever a pratica. Traudzir o temo, pelo menos por hora, seria como chamar o mouse de rato.

O termo Profiling apresenta diferente definicoes, entre as que mais nos interessam no contexto temos duas:

1- tecnica de vigilancia de dados que embora pouco "compreendida" tem sido amplamente usada. Isso significa gerar suspeitos ou prospectos dentro de uma populacao numerosa envolvendo certas caracteristicas sobre uma classe em particular, ou pessoa, de acordo com experiencias passadas. (Roger Clarke. Profiling: 1993)

2- tecnica usada por empresas na internet (principalmente ferramentas de busca e marketing online) para classificar os usuarios em um determinado grupo. Assim, estas empresas coletam dados dos usuarios com o fim de tracar um perfil de cada um. Apos analise das informacoes armazenadas, cada usuario eh incluido em um certo grupo para fins de marketing personalizado (como visto anteriormente).

Profiling, como qualquer outra tecnica, possui seu lado bom e ruim. Atraves desta "classificacao" das pessoas, eh possivel as autoridades publicas descobrirem pessoas com tendencias a desenvolver determinadas doencas, identificar fraudadores do fisco, possiveis criminosos, conhecer melhor as caracteristicas e necessidades da populacao de um determinado local, etc. No setor privado as empresas podem conhecer melhor os eus clientes, sabendo quais os produtos eles estariam interessados, podendo assim economizar tempo e dinheiro com a promocao de sua mercadoria.

O lado ruim da tecnica sao varios e possivelmente catastroficos. Os efeitos imediatos do profiling podem ser numerados em: arbitrariedade, discriminacao e pre-julgamento, inversao do onus da prova, clima de suspeicao, desrespeito a lei e ao processo legal, potencial repressao por um governo totalitario, dentre inumeros outros.

Isso porque com a tecnica de profiling, todo cidadao esta sendo incluido em uma determinada categoria de pessoas, mesmo sem saber, sem acesso e sem poder opinar sobre isso. Como ja disse anteriormente, provavelmente Google sabe que voce (ou melhor, o usuario do seu computador) eh homem, entre 25 e 30 anos, solteiro, sem filhos, com renda entre $1000 e $2000, fa de esportes, carros e revista em quadrinhos. Desta forma voce esta classificado em uma determinada categoria. Como ele sabe disso? Nos posts anteriores eu expliquei como tracker cookies e server logs podem revelar seus habitos na internet. Assim, de acordo com suas buscas online e paginas visitadas ele pode saber todas as suas preferencias e tracar seu perfil de acordo com elas.

E porque isso eh tao mal?

Vamos imaginar hipoteses: por algum motivo voce eh suspeito de ter assassinado sua esposa. Entao, o promotor de justica faz um pedido ao seu provedor de internet sobre as paginas que voce vistou recentemente. Pedido deferido pelo magistrado. Resultado da busca: voce visitou a pagina "como assassinar a sua esposa" que eu me referi em um post anterior. Voce nao queria matar ninguem, mas voce achou curioso quando leu no Blog "como assassinar a sua esposa" e clicou para conferir. O que temos aqui? No tribunal do juri o ilustrissimo promotor de justica ira apresentar como prova cabal que voce eh o assassino baseado no seu despretensioso "clic" em uma pagina. - inversao do onus da prova.

Este foi so um simples exemplo, mas vamos pensar grande. Algum governo paranoico (sim, mais uma vez estou me referindo aos EUA) resolve consultar seu habito na internet para decidir se voce eh um terrorista ou nao. Infelizmente voce acessou algumas vezes os sites do Michael Moore, buscou pelo termo Bin Laden, digitou a palavra bomba no seu blog. Pronto, voce esta na lista de terroristas da CIA. Se voce vier do oriente medio, situacao ainda mais grave, pois a tortura eh licita nos EUA em casos de suspeita de terrorismo. Entao meu caro, em uma sessao de tortura voce confessa ate que matou Jesus Cristo.

Paranoia minha? Nao! Deles!!

Mes passado a Suecia (o primeiro pais a implementar a nivel nacional legislacao sobre protecao de dados e provacidade em 1971) aprovou a alteracao na Lei que permite a interceptacao de qualquer meio de comunicacao SEM necessidade de mandado judicial. A privacidade das pessoas nunca esteve tao proxima do fim total! Certamente George Orwell errou o ano (1984), mas estou comecando a acreditar que sua obra nao era ficcao, mas premonicao. Em 2008, estamos cada dia mais proximos do ano de 1984.

PS: no livro 1984, Geroge Orwell descreve um romance que tem como cenario um pais dominado pela tirania. Em 1884, as pessoas nao podem ter qualquer relacao afetiva com outra pessoa e por isso os protagonistas, apaixonados, encontram serios problemas, pois nenhum cidadao pode agir de acordo com sua propria vontade, mas a vontade do Estado. Para isso, o governo Big Brother implementa televisores "duas vias" em que o telespectador assiste a TV da mesma forma que um supervisor assiste ao telescpectador em seu trabalho, residencia, nas ruas, nos bares, etc. Cada cidadao eh constantemente vigiado 24 horas por dia. Ninguem pode fazer qualquer coisa que desrespeite as normas do governo autoritario.

Nenhum comentário: