terça-feira, 19 de agosto de 2008

opt-in opt-out

Opt-in: optar por um servico
Opt-out: optar por NAO receber um servico.

Para explicar melhor podemos cosiderar o exemplo da doacao de orgaos no Brasil (me corrijam se estiver enganado). Antes era um sistema opt-in, ou seja, o doador tinha que expressar a vontade de doar seus orgaos quando falecesse. Hoje, o sistema eh opt-out, pois a pessoa deve expressar (registrada no RG) a vontade de NAO doar seus orgaos. Ficou claro?

Assim os sistemas opt-out tem gerado uma grande polemica em relacao a privacidade na web. Mais uma vez referindo aos "target advertising", cookies, spams, etc, quase todos eles adotam o sistema opt-out, ou seja, se voce NAO quiser receber anuncios personalisados (o que implica no rastreamento de todas as suas atividades online) voce deve acessar o site que lhe rastreia e optar por nao ser alvo de suas operacoes. Assim, por exemplo, a maior empresa de advertising online DoubleClick (que recentemente foi integrada ao Google) oferece uma pagina para que os internautas decidam por nao receberem seus cookies, os quais servem para registrar os sites acessados pelos usuarios com o proposito de criar um perfil para serem adequados os anuncios.

O que? voce nunca ouviu falar da DoubleClick? Voila! Entao entre nas configuracoes de seu navegador e confira na lista de cookies - aposto 10 bolinhas de gude que estara la o nome DoubleClick. Eu sei, voce nunca acessou um site chamado DoubleClick, mas nao importa. O que a empresa de anuncios faz eh o seguinte: ela trabalha para varios sites importantes da internet (os maiores). Assim, quando voce acessa a pagina do Google, por exemplo, a DoubleClick lhe envia seus cookies, chamados "trackers". Entao toda vez que voce acessar um outro site parceiro da empresa (sao milhares... muito mais do que voce imagina), o site vai reconhecer o seu cookie DoubleClick e vai saber que voce eh o mesmo usuario, registrando a sua visita. Desta forma a empresa sabe que voce (leia-se "o usuario numero xxxxxx") acessou tambem este site. Isso continua em todo site que voce acessar, ate a formacao de seu perfil. Depois de algum tempo a empresa sabe que voce (o numero xxxxx) gosta de ler a Folha de Sao Paulo pela manha, ver a previsao do tempo a tarde e quem sabe um pouco de pornografia a noite. Esta la, tudo registrado.

Invasao de privacidade? 100%!!! Mas a empresa alega que os usuarios sao livre para acessar a pagina e optar por nao fazer parte do sistema. Agora, voce sabia disso? Voce sabia que estava sendo rastreado? Sabia que tem a oportunidade de optar por nao ser rastreado? Se sua resposta for nao, nao se preocupe, voce faz parte dos 99,99% dos internautas que nao sabem disso. E se voces acessarem e optarem por nao receber mais cookies DoubleClick, problema resolvido? No way! Ainda ha varias outras empresas que possuem exatamente o mesmo sistema. Desta forma voce teria que entrar na pagina de todas elas para "opt-out".

Por esta razao, os defensores da privacidade online de forma alguma podem concordar com um "opt-out" system como sendo privadamente correto. Por isso eu vos digo, mesmo sem saber, todos estamos sendo catalogados, julgados e divididos em grupos, isso o que chamamos: Profiling.

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