terça-feira, 12 de agosto de 2008

beginning

Tendo em conta minha vocacao para espalhar minha "teoria da conspiracao" entre os amigos em reunioes, churrascos e outros eventos, achei que criar um blog seria uma boa forma de poder demonstrar de forma escrita que a teoria nao eh assim tao improvavel.

Optei por escrever este blog em portugues porque, de fato, ha inumeros blogs sobre e-privacidade em outros idiomas, mas nao em portugues. Assim, poderia trazer as leitores de minha patria amada um pouco do que acontece la fora em relacao a privacidade dos internautas.

Desde ja, peco deculpas pela escrita sem acentos (culpa do teclado), e pelo meu portugues que a cada dia parece ficar mais pobre. Tambem ao fato de ainda nao saber como traduzir algumas expressoes para o portugues, portanto, se alguem tiver a paciencia de ler e for adiante - por favor, sintam-se livres para me corrigir ou fazer sugestoes.

A intencao deste blog nao eh chocar os leitores nem fazer com que todos fiquem paranoicos a cada click no mouse, mas mostrar que por traz de cada pagina visitada, cada palavra digitada na rede mundial de computadores, "ha muito mais do que sonha sua va filosofia".

Recentemente eu finalizei minha tese de mestrado na Alemanha sobre protecao de dados em ferramentas de busca (Data protection issues of search engines). Durante a pesquisa para esta tese eu confesso que eu mesmo varias vezes fiquei extremamente surpreso com o quanto Google sabe sobre voce, ate mais do que voce mesmo. Agora tento dividir um pouco da minha constante pesquisa com possiveis leitores no Brasil, sejam da area juridica, IT ou apenas aqueles que se interessem pelo tema. Para isso, tentarei usar uma liguagem menos tecnica, e textos objetivos, para que possam ser compreendidos por todos, como uma leitura facil e - eventualmente agradavel.

Por favor, peco aos leitores que comentem, questionem, critiquem, enfim, sintam-se a vontade para debater... e me coloco a disposicao para eventuais perguntas...

Enjoy!

Nenhum comentário: