segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Profiling II

Como Profiling eh um hot topic, vamos falar um pouco mais sobre esta pratica.

No post anterior vimos que as empresas de internet usam e abusam da pratica de profiling. Vimos tambem que isso pode ter serissimas consequencias em relacao da privacidade dos usuarios, bem como o risco do mau uso destas informacoes por autoridades publicas. Mas entao, o que aconteceria se da noite para o dia profiling fosse banido, o uso de cookies expressamente proibido e tivessemos o fim dos anuncios personalisados?

Em um topico anterior vimos que a razao pela qual tantos servicos online sao completamente gratis eh pelo fato de os usuarios fornecerem seus dados pessoais, que posteriormente sao comercializados para a venda de anuncios personalisados. Se de repente todos os usuarios bloqueassem o recebimento de cookies em seu navegador, muitos portais da internet entrariam em colapso (incluindo Google, Yahoo, Financial Times, etc.). Isso porque eles perderiam sua principal fonte de renda.

Consequencia: ou eles comecariam a cobrar pelo servico direto dos usuarios (pagemento pelo servico de buscas, conta de email, mapas, etc) ou teriam que fechar as portas (ou neste caso, os sites).

Nao precisamos voltar muito atras no tempo pra lembrar de quando conteudo na internet estava associado ao pagamento por ele. Folha de Sao Paulo, UOL, Terra, e os mais diversos jornais forneciam conteudo apenas para assinantes (a precos consideraveis). Hoje ainda ha areas restritas em portais, mas podemos afirmar que ao menos 70% do conteudo eh aberto a todos os usuarios. Por que? Gracas aos anuncios personalisados, cookies, profiling, etc.

Quando estava lendo um blog sobre cookies (quase como este, mas um pouco mais profissional), o autor do blog dizia o seguinte:

- nos, defensores da privacidade na internet, odiamos cookies? SIM! Mas se voce esta lendo este blog agora sem pagar nada por isso eh gracas aos cookies que lhe estou enviando neste exato momento.

O fato eh que a internet depende dos cookies e do profiling. Mas como evitar o seu abuso? Esta ainda eh uma questao a ser resolvida. Como todo remedio, em doses corretas, profiling pode fazer bem, usado sem moderacao, pode causar danos irreparaveis. Assegurar este equilibrio ainda eh um desafio.

So para esclarecer, o Blogger.com (que hospeda o que voces leem agora), eh tambem propriedade do Google. Assim, os cookies que voces recebem neste momento nao eh em favor do autor (que nada recebe por isso, a nao ser a satisfacao de dividir ideias), mas da empresa norte-americana. Mas nao se preocupem, isso tambem ocorre quando acessam o Orkut, youtube, gmail, etc. Um a mais, ou a menos nao faz muita diferenca.

Nenhum comentário: